Dicas para usar espelhos na decoração

28 janeiro 2019 2396 Views

Poucos itens de decoração são tão versáteis e unânimes entre arquitetos, decoradores e clientes como o espelho. Cada modelo, estilo e tamanho serve para um propósito e ainda podem ser utilizados em todos os ambientes da casa. Desde passar uma sensação de amplitude na sala a iluminar um canto mais escuro, as possibilidades são inúmeras, tudo depende da opção que escolher.

Confira neste post 4 formas de usar o espelho na decoração da sua sala e, claro, os cuidados que se deve ter para não errar na posição ou estilo do objeto.

Aposte em um espelho grande para aumentar o espaço

Ambientes pequenos, como o hall de entrada ou mesmo uma sala compacta, podem ganhar uma outra cara com um espelho bem posicionado.

O hall fica mais aconchegante e agradável com um bonito espelho e, se for condizente com o estilo da casa, pode-se apostar em uma moldura bem trabalhada, o que confere um ar mais rústico e meio vintage à peça.

Para a sala de estar e/ou jantar, escolha de preferência a parede oposta à janela, pois assim o espelho ainda irá refletir melhor a luz natural.

Se a parede em questão for atrás da mesa de jantar, o ideal é que se posicione a mesa de forma perpendicular, dessa maneira, não corre o risco da cadeira bater no espelho e ainda aumenta o ambiente por “dobrar” o número de lugares disponíveis.

Para essa função, o melhor espelho é aquele sem recortes ou texturas, é necessário que seja o mais liso possível.

Aproveite para melhorar a iluminação do ambiente

Um ponto muito importante ao se posicionar um espelho é o cuidado com o que ele irá refletir. Um local mal escolhido pode destacar objetos ou ambientes que não sejam interessantes, como o banheiro.

Por isso, dê preferência para refletir itens bonitos e destacar o que você gosta, como o lustre em cima da mesa de jantar ou mesmo a janela.

Como comentado no item anterior, posicionar o espelho na parede oposta da janela garante melhor iluminação do espaço, alcançando pontos que antes não recebiam muita luz, além de trazer o ambiente externo para dentro com o reflexo.

Se você tem uma vista bonita da janela, como um horizonte amplo ou uma paisagem com muito verde, imagina duplicar essa vista e ainda trazê-la para a sua sala?

Invista em móveis espelhados de qualidade

Para quem busca uma alternativa diferente aos espelhos na parede para ter uma sala única, o melhor é apostar nos móveis espelhados. Por exemplo, um rack para televisão que possui uma torre espelhada traz elegância ao ambiente e destaca os itens das prateleiras. Dessa forma, o segredo é dispôr poucos objetos ali e que sejam importantes para você, como um porta retrato com uma foto especial ou um item comprado na última viagem em família.

O painel Turim da DJ Móveis é um exemplo de móvel que combina funcionalidade com tendência! O espelho pode parecer apenas um detalhe, mas que na verdade faz toda diferença.

Escolha modelos diferentes de espelho para decoração

Se o intuito for mais decorativo e não tanto a amplitude, você pode apostar em modelos com recortes e texturas.

Fazer um mosaico com espelhos de formas diferentes é muito bonito, além de deixar o seu ambiente com uma característica única.

Outra alternativa é escolher modelos diferentes, como um espelho redondo ou oval, ou ainda com molduras diferenciadas, como uma feita também de espelho ou uma de madeira trabalhada.

Outro ponto de atenção é não colocar muitos espelhos em um mesmo ambiente, pois isso causa desconforto para quem está nele.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

A DJ Móveis é uma empresa que visa proporcionar o bem-estar em ambientes internos, criando e produzindo móveis seriados para salas de estar e jantar. Fundada em 1992 a DJ Móveis possui duas unidades localizadas nas cidades de Arapongas-PR e Sabáudia-PR.

LEIA MAIS