Venda de móveis em 2019: batendo metas todos os meses

7 janeiro 2019 1066 Views

Segundo tendências e pesquisas, a expectativa é que 2019 seja um ano de crescimento na maioria dos segmentos de mercado com a retomada do poder de compra das famílias brasileiras. Isso não quer dizer que será mais fácil concretizar novos negócios, assim, o seu planejamento de venda de móveis para 2019 deve ser feito criteriosamente.

Imóveis menores, o aumento do interesse em decoração de interiores e até a maior exposição de apartamentos e casas nas redes sociais como Instagram e Pinterest são ótimas oportunidades para a venda de móveis. Objetos bonitos, modernos e, principalmente, funcionais serão cada vez mais procurados pelos consumidores.

Hoje, trazemos aspectos importantes para você levar em consideração no seu planejamento de vendas em 2019. Da preparação da equipe até o pós-vendas, são muitos detalhes e estratégias que você pode colocar em prática e melhorar os seus resultados já no começo do ano que vem.

A sua equipe é chave para o atingimento das metas na venda de móveis

É a sua equipe que está na ponta e que irá garantir, ou não, os bons resultados no final do mês. Um atendimento ruim prejudica a sua venda no momento, a recorrência daquele cliente e até futuras pessoas que deixarão de conhecer a sua empresa por conta de reclamações. Assim, o treinamento adequado aos vendedores é fundamental para melhorar as vendas.

Conhecimento sobre os móveis: Os consumidores estão cada vez mais informados sobre os produtos que querem adquirir. Eles conhecem os materiais, especificações técnicas, tendências e estilos de decoração, dessa maneira, o vendedor precisa estar a par de todas essas informações e, principalmente, saber os diferenciais do produto frente à concorrência.

Capacitação em técnicas de vendas: Hoje um vendedor de móveis atua muito mais como um consultor, onde entende de fato as necessidades e gostos do cliente, do que como um vendedor tradicional quer só quer empurrar um produto. Para essa mudança, também é importante entender de técnicas de vendas, por exemplo, como fazer uma sondagem e como oferecer estrategicamente um segundo item relevante para o cliente.

Acompanhamento de performance e feedbacks constantes: Para um vendedor se desenvolver e melhorar o seu desempenho é preciso que ele receba feedbacks constantes. Assim, tenha a prática de o gestor fazer orientações individuais, pelo menos, uma vez por semana, mostrando onde ele deve melhor e, principalmente, como irá melhorar. No dia a dia de vendas, tudo acontece muito rápido, não se pode deixar para depois esses feedbacks, pois corre o risco de prejudicar os próximos atendimentos daquela semana.

Conhecer a fundo o seu cliente de móveis

É preciso conhecer o seu público para determinar as melhores estratégias de marketing e investir nas tendências de móveis que ele procura. Inclua no seu planejamento de vendas de 2019 esse estudo antes de tomar qualquer decisão. Se o seu público são jovens recém-casados, a sua divulgação terá determinada linguagem, será nos meios de comunicação que eles consomem e os produtos podem seguir a linha moderna e minimalista. Se o seu público principal for outro, você deve seguir outra estratégia.

Para fazer o planejamento de compras, analise também como foram as suas vendas desse ano de 2018 e até as de 2017. Entenda quais foram os principais móveis adquiridos, qual foi o carro-chefe e que talvez só você tenha para ofertar. Conhecer o seu cliente e seu histórico de compra são informações que valem ouro para toda decisão estratégica.

Além de atender o seu atual cliente, é possível apostar em novas tendências e estilos para atrair um público diferente e, assim, aumentar a sua participação de mercado (ou para quem gosta de sofisticar o famoso e desejado: market share).

O relacionamento e a fidelização do cliente

Já é sabido que é até 4x mais barato vender para quem já o seu cliente do que conquistar novos. Assim, aproveite todas as informações que você tem dele, como móveis comprados, informações de contato, aniversário etc para manter um bom relacionamento e fidelizá-lo.

Pós vendas: Uma das melhores formas de encantar o cliente é a preocupação com o pós-vendas. Após uma semana da compra ou da entrega do móvel, o vendedor pode ligar para saber se o cliente está satisfeito com o produto e se tem alguma dúvida ou reclamação. Dessa maneira, você mostra preocupação com a satisfação dele e ainda pode adiantar a resolução possíveis problemas que antes iriam para as redes sociais e prejudicariam a sua marca.

Promoções exclusivas para clientes recorrentes: Com tanta oferta que temos no mercado, é preciso reconhecer aqueles clientes que são fiéis à sua marca. Eles podem ter acesso antes de todos aos lançamentos, ganhar cupons de descontos exclusivos para retornarem ou ainda receber promoções personalizadas, por exemplo, na compra em conjunto de determinados itens.

 

Para bater as metas todos os meses no próximo ano, é fundamental que o seu planejamento de vendas contemple aspectos sobre clientes, produtos (qualidade, tendência, variedade etc) e a equipe interna. Esses são os pilares do sucesso de toda empresa e, quando bem trabalhados, são garantia de bons resultados.

A DJ Móveis é uma empresa que visa proporcionar o bem-estar em ambientes internos, criando e produzindo móveis seriados para salas de estar e jantar. Fundada em 1992 a DJ Móveis possui duas unidades localizadas nas cidades de Arapongas-PR e Sabáudia-PR.

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