Afinal, existe regra para pós-venda?

29 novembro 2018 1 view

O pós-venda é considerado por muitos uma das melhores técnicas de vendas, pois com simples ações é possível fidelizar o cliente e tornar a loja preferência em uma futura compra. Mas afinal, existe regra para um pós-venda efetivo?

Existem algumas boas práticas que fazem parte de um bom pós-venda, listamos algumas delas para você começar a conquistar clientes sem alto investimento.

  1. CONTATO

Entrar em contato com o cliente é o processo padrão, que muitas vezes só acontece quando se tem um problema de assistência ou algo relacionado a entrega. O contato, tanto via telefone ou e-mail pode fidelizar o cliente. Perguntas simples como: Está tudo certo com seu produto? Foi montado corretamente? Você foi bem atendido?

Perguntas simples que não geram custos, e mostram o interesse da sua loja no bem-estar do consumidor. É importante que se tenha um conhecimento prévio do que a pessoa comprou, se teve algum problema, que o roteiro de perguntas esteja devidamente alinhado e o seu pessoal treinado, tudo isso para que a experiência do contato seja excelente.

  1. QUALIDADE NO SERVIÇO

O pós-venda não é feito apenas no telefonema para verificar se tudo ocorreu certo. É um processo mais amplo que podemos incluir dois serviços primordiais para lojas: A Entrega e a Montagem.

a. ENTREGA
Um processo que seria simples, pode se tornar um problemão para reputação da sua loja. A recomendação é treinar sua equipe para ser receptiva com o cliente no momento da entrega, além de sempre tomar cuidado com os produtos, pois qualquer descuido podemos gerar batidas, arranhões que comprometam o produto e acabe gerando transtorno para o cliente.

b. MONTAGEM
Dependendo do tipo de produto, este processo pode ser simples ou complicado, mas exige atenção e conhecimento do montador. Um produto quando é mal montado pode gerar assistência técnica, acidentes na casa, e causar muita dor de cabeça para seu cliente, por isso é essencial a contratação de montadores profissionais, para que tudo seja feito da forma correta, gerando satisfação para o consumidor.

  1. LIGAÇÕES EM EXCESSO

Um dos pecados capitais cometidos é o excesso de ligações, mensagens ou qualquer forma de contato com o cliente, afinal ninguém gosta de ser incomodado. Muitas vezes recebemos ligações de empresas oferecendo um produto ou serviço que já adquirimos na loja mesmo, e acabam desgastando a relação com cliente, por isso é muito importante se preparar antes de efetuar a ligação. Uma dica legal é ligar e além das dicas ditas nos outros tópicos é oferecer algum produto complemento ao que o cliente comprou, exemplo:

– Oi “Fulano”, tudo bem? Aqui é o Heitor da DJ Móveis, está tudo certo com a “estante” que você comprou? …. Que bom, o motivo do meu contato hoje é dizer que entrou em promoção hoje na loja uma “mesa de centro” que combina exatamente com sua estante, e você como é nosso cliente especial estamos dando 10% de desconto no pagamento a vista, venha nos fazer uma visita, qualquer coisa estamos a disposição.

Uma ligação rápida, de três minutinhos que pode gerar uma venda, que além de gerar relacionamento perguntando da última compra traz confiança para o cliente, essa simples ligação faz mostra que sua loja está preocupada com o bem-estar do consumidor.

  1. DICA EXTRA!

O pós-venda pode começar antes mesmo da venda. A escolha do mix é importante na hora de apresentar soluções adequadas para seu cliente, além de escolher produtos de qualidade com baixos índices de assistência técnica, tudo isso para uma melhor experiência pós-venda.

O Pós-venda é uma arma poderosíssima de vendas! E possui apenas uma regra geral: FAÇA O PÓS-VENDA! Além de uma atividade que não gera alto valor de investimento, você conquista clientes!

E você aí na sua loja, utiliza dessa técnica? Conte-nos um pouco sua experiência.

Um grande abraço!

A DJ Móveis é uma empresa que visa proporcionar o bem-estar em ambientes internos, criando e produzindo móveis seriados para salas de estar e jantar. Fundada em 1992 a DJ Móveis possui duas unidades localizadas nas cidades de Arapongas-PR e Sabáudia-PR.

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